//Ação flagra furto de água em adutora que abastece município do Agreste

Ação flagra furto de água em adutora que abastece município do Agreste

Prática irregular foi identificada em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. Ligações clandestinas desviavam 10% da vazão da adutora, diz Compesa. Uma operação conjunta identificou um furto de água na Adutora de Tabocas, que abastece Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. A informação foi divulgada pela assessoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na tarde desta sexta-feira (4).

Ao todo, as ligações estavam retirando uma quantidade de água que corresponde a 10% da vazão total da adutora – que tem capacidade de transportar 100 litros por segundo. “O furto de água é crime e prejudica seriamente o abastecimento para a população. No mês de outubro, inclusive, tivemos áreas que não receberam água em Santa Cruz, justamente porque caiu a vazão da adutora”, disse o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho.

O gerente ainda destacou que cerca de 80 mil habitantes do município são atendidos pela Compesa e “já convivem com um regime de abastecimento rigoroso”.

De acordo com Mário Heitor, uma das ligações clandestinas localizada pela operação estava retirando água da adutora, por meio de duas tubulações, para jogar num barreiro situado na Fazenda Garrote, no Sítio Espírito Santo, em Brejo da Madre de Deus.

O outro barreiro foi identificado no Sítio Tabocas, também no município de Brejo da Madre de Deus, a 50 metros da adutora. Lá, a operação ainda encontrou carros-pipa saindo do local, conforme informou a Compesa.

Os dois proprietários dos barreiros foram identificados e irão responder pelo furto, segundo a assessoria de imprensa da Compesa. Eles serão multados no valor equivalente ao consumo de 156 mil metros cúbicos de água, cálculo referente a um ano de furto de 10 litros por segundo da adutora – juntando as duas ligações clandestinas. A ação contou com o apoio do Ministério Público e da Policia Militar.Do G1 

Site: Guia Pernambuco