//Celpe alerta para fogos e fogueiras próximos à rede elétrica

Celpe alerta para fogos e fogueiras próximos à rede elétrica

Os tradicionais festejos juninos requerem cautela por, geralmente, estarem associadas a fogueiras e fogos de artifício. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para os riscos de brincadeiras próximas à rede elétrica e orienta cuidados que ajudam a preservar a festa longe de acidentes. Desrespeitar as advertências pode provocar curtos-circuitos e interrupção do fornecimento de energia, além do risco de queimaduras e ocorrências de maior gravidade.

O primeiro cuidado é manter a distância da rede elétrica e não acender fogueiras sob os fios, nem soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores. Da mesma forma, não se deve utilizar os postes, nem os cabos elétricos para instalar as tradicionais bandeirinhas e balões ou fixar qualquer outro tipo de enfeite. É importante que o correto entendimento sobre os procedimentos de segurança sejam aplicados para que não ocorram imprevistos.

Outro alerta é relativo a balões. A Celpe adverte que soltar balões é crime e constitui uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão encontrar um fio energizado, nas nossas redes ou subestações. As consequências são imprevisíveis.

Nas ruas e praças, a recomendação é que as bandeirolas, faixas e outros adereços devam ser confeccionados com materiais isolantes e, de modo algum, podem ser afixados próximos da fiação elétrica. A Celpe lembra que postes e padrões de energia não podem ser utilizados para amarrar qualquer tipo de enfeite. Também não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.

Dicas de segurança:

* Não solte balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;
* Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica. Fios e postes podem ser danificados, causando curtos-circuitos e interrupção de energia;
* Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua, elas devem manter distância da fiação elétrica;
* Ligação clandestina é crime, pode dar cadeia e coloca a vida de pessoas em perigo;
* Em caso de fios partidos ou caídos, mantinha uma distância segura.
* Jamais toque em pessoas que estejam em contato com a rede elétrica. Ligue de imediato para prontidão de luz;
* Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica;
* Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe.

Procedimentos em caso de acidente:

* Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
* Jamais tocar em fios partidos;
* Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;
* Ligar imediatamente para o Samu (192) Corpo de Bombeiros (193) e Celpe (0800 081 0196). (Via: Ascom)

Site: Guia Pernambuco