//Compesa aumentará oferta de água para 80 mil moradores de Olinda

Compesa aumentará oferta de água para 80 mil moradores de Olinda

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai ampliar a adutora do Sistema Produtor Alto do Céu, responsável pelo complexo hídrico da Região Metropolitana do Recife, aumentando a oferta de água para mais de 80 mil pessoas no município de Olinda. A iniciativa vai contemplar 11 bairros da cidade.

objetivo do projeto é abastecer os bairros dos Bultrins, Monte, Guadalupe, Amparo, Barreira do Rosário, Bonsucesso, Ouro Preto (7º R.O), Jardim Fragoso, Bairro Novo, Casa Caiada e Alto da Mina sem rodízio. Com investimento de quase R$ 10 milhões, as intervenções serão iniciadas na Rua Nigéria, no bairro de Peixinhos.

Olinda+Água

Além da ampliação da adutora do Sistema Produtor Alto do Céu, o município de Olinda está sendo contemplado com outra obra. Chamado de Olinda+Água, o projeto está promovendo melhorias na rede de distribuição, com a substituição de tubulações e implantação de dispositivos que promovem o aumento do controle operacional do sistema, reduzindo as perdas e a ocorrência de vazamentos. O projeto tem o prazo de execução de 18 meses.

obra prevê a construção de uma adutora com 7,4 quilômetros de extensão, que vai derivar de outra adutora do Sistema Alto do Céu, no bairro de Peixinhos. De lá, a nova adutora seguirá até o Reservatório do Monte, no Sítio Histórico de Olinda, e terminará no Reservatório do Urubu, em Fragoso, transportando água para essas duas unidades – que hoje recebem água do Sistema Botafogo e de poços do Aquífero Beberibe. Uma estação elevatória de bombeamento também deve ser implantada.via: folhape

Site: Guia Pernambuco