//Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados com fogos no São João

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados com fogos no São João

Durante as festas de São João é comum a utilização de fogos de artifício. Com a proximidade dos festejos, o Corpo de Bombeiros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, alerta para os riscos e os cuidados que se deve ter ao manusear rojões, bombas e demais produtos comum para a época. A atenção deve ser redobrada com as crianças, que precisam do acompanhamento de um adulto.

A primeira indicação do Corpo de Bombeiros é de que a compra de fogos seja feita exclusivamente nas barracas que possuem Atestado de Regularidade, certificando que o comércio obedece as normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Compras em barracas pequenas, que não possuem autorização do órgão para comercialização, devem ser evitadas.

Os consumidores devem observar também a forma de armazenamento do produto, o estado de conservação e a validade do material.

O Major Weltman, do Corpo de Bombeiros, explica que o cuidado deve ser maior com as crianças. “Ao comprar o produto é preciso observar se esses fogos são compatíveis com a idade da criança e evitar aquelas bombas que elas não sabem manusear. As crianças devem ainda estar acompanhadas de um adulto desde a compra até o uso”, alerta.

Para reduzir o perigo, ao soltar os fogos é importante seguir as orientações indicativas contidas na embalagem. O Corpo de Bombeiros destaca ainda que as pessoas devem evitar soltar fogos em locais fechados, perto de copa de árvores, perto da rede elétrica ou próximo a pessoas.

Em casos de bombas e rojões, não é aconselhável acender o material na mão. “Deve ser usada uma base segura, par que fique distante da mão e do braço. No São João, a parte do corpo onde mais é registrado queimadura é na mão”, explica o major.

Outra orientação é soltar os fogos com um recipiente de água sempre perto. “Quando alguma bomba falhar, as pessoas nunca devem tentar reacender. É bom ter um recipiente com água e os que forem falhando devem ser colocados dentro da água, para evitar uma possível explosão em um momento de descuido”, disse o major.

Se houver algum acidente com queimadura, a recomendação do Corpo de Bombeiros é para cobrir a área afetada com panos limpos e úmidos com água fria. “A ideia é diminuir o incomodo da dor causada no ferimento e procurar o mais rápido possível o atendimento médico, porque uma queimadura pode ser uma porta de entrada para uma infecção”, detalhar o Major Weltman. A aplicação de produtos como pasta dental, manteiga, pó de café, devem ser evitados. (Via: G1 Petrolina)

Site: Guia Pernambuco