//Data de pagamento do IPVA e demais taxas começa nesta quinta-feira dia (09)

Data de pagamento do IPVA e demais taxas começa nesta quinta-feira dia (09)

Calendário para pagamento

A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) e a Secretaria das Cidades, por meio do Detran-PE, informam que a cobrança do licenciamento 2017 começa nesta quinta-feira dia (09). A cobrança engloba o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de bombeiros e licenciamento, seguro obrigatório (DPVAT), bem como, as possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, seguindo o final da placa.

O pagamento deverá ser realizado nas agências do Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Banco Postal ou nas casas lotéricas. Os boletos de pagamento seguiram para o endereço dos proprietários pelos Correios ou poderão ser retirados pelo site www.detran.pe.gov.br. Vale lembrar que quem fizer o pagamento do IPVA em cota única terá um desconto de 7% sobre o valor desse imposto.

Quanto à entrega do documento do veículo, há duas formas de recebimento, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 16,87 e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o posto de atendimento.

O cidadão que optar por pagar a taxa de postagem poderá ainda rastrear o envio do CRLV 2017, depois de sua devida emissão, através do site do órgão. Para isso, é necessário digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal e depois clicar no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV.

De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV 2017 só acontece após a quitação dos valores devidos, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso, ele alerta ainda que a circulação sem o porte desse documento acarreta remoção do veículo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação do mesmo.

Importante:

– Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo;

– Quem agendar a emissão do CRLV no site do Detran, não receberá o CRLV em casa;

– Não é possível pegar o CRLV no Detran, sem agendar a emissão do mesmo;

– Quem pagar a taxa de postagem, não deve agendar a emissão do CRLV no site do Detran-PE;

– Os proprietários dos veículos registrados em outros municípios, que não sejam os de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, deverão solicitar mediante agendamento o CRLV 2017 nas CIRETRAN’s Especiais e demais pontos de atendimentos. Isso pode ser feito a partir de cinco dias, contados após a quitação dos débitos que compõem o Licenciamento.

Emissão

Confira o passo a passo para emissão do boleto de pagamento das taxas que compõem o pacote do Licenciamento 2017:

  • Primeiro passo– Acesse o site do Detran-PE e informe a placa no campo “Consulta de Placa”;
  • Segundo passo– Clique no botão “Detalhamento de Débito”;
  • Terceiro passo– Informe o número do CPF ou CNPJ (para empresas/Pessoa Jurídica);
  • Quarto passo– Escolha uma das opções de emissão das guias de pagamento:
  1. Desdobramento de débitos – Permite selecionar as diferentes taxas e/ou débitos individualmente.
  2. Licenciamento com IPVA em cota única SEM taxa de postagem
  3. Licenciamento com IPVA parcelado SEM taxa de postagem
  4. Licenciamento com IPVA em cota única COM taxa de postagem
  5. Licenciamento com IPVA parcelado SEM taxa de postage. via: O Povo com a Notícia

Site: Guia Pernambuco