//Detento é morto a tiros dentro de penitenciária no Grande Recife

Detento é morto a tiros dentro de penitenciária no Grande Recife

Um reeducando foi morto, na noite da terça-feira (9), dentro da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, após uma briga com outro detento. De acordo com a Secretaria de Ressocialização do estado (Seres), um dos envolvidos teria atirado contra o outro, em um dos pavilhões da unidade.

Ainda segundo a Seres, a vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também na Região Metropolitana, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após a confusão, um revólver calibre 38 foi apreendido e o suspeito do crime foi levado à delegacia para tomar as providências legais. Por responder por um novo crime, o suspeito foi levado ao Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Há uma semana, outro revólver calibre 38 e dez munições foram apreendidos no Presídio Agente Penitenciário Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife.

Governador Paulo Câmara (Foto: Marina Meireles/G1)
Governador Paulo Câmara minimizou declarações
sobre celulares (Foto: Marina Meireles/G1)

Celulares na cadeia
Também há uma semana, o governador Paulo Câmara reconheceu que há falhas internas e externas na segurança do sistema prisional do Estado, como a entrada de objetos ilícitos nas unidades prisionais. Na terça (2), o secretário Pedro Eurico afirmou que divulga seu contato de celular nas cadeias e costuma receber ligações dos detentos.

O governador afirmou que Pedro Eurico tem se esforçado para combater os problemas do sistema. “O secretário vai continuar fazendo seu trabalho, que é combater a entrada de celulares, drogas e bebidas”, garantiu o governador pela manhã. Em nota enviada na terça (2), o Estado informou que o secretário foi mal-compreendido ao dizer que fornecia o próprio número de celular aos detentos e que, na verdade, divulgou o contato para familiares dos presos.

Fugas
Numa mesma semana do mês de janeiro, foram registradas duas fugas em massa de detentos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, e do Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo Prisional do Curado. A primeira ocorrência aconteceu na noite do dia 20 de janeiro, na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá. Durante a fuga, foram contabilizados 53 presos foragidos. Ao todo, 17 detentos foram recapturados.

A segunda fuga aconteceu no dia 23 de janeiro, no Recife. Uma explosão do muro externo da unidade no Curado possibilitou a fuga dos detentos. Dos 40 fugitivos, 37 foram recapturados, dois morreram e um segue foragido. (Via: G1)

Site: Guia Pernambuco