//Dono de carro sem documento de 2016 terá punição a partir desta sexta

Dono de carro sem documento de 2016 terá punição a partir desta sexta

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPRTran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) fecham o cerco aos donos de automóveis que não pagaram as taxas e ainda estão sem o documento de 2016. A partir desta sexta-feira (1º),  os proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 que forem flagrados pela fiscalização serão multados em R$ 191,54 e terão o carro removido para o depósito.

Além disso, a infração é considerada gravíssima. O condutor, por isso, perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Enquanto o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) de 2015 estiver no prazo de validade, os condutores podem circular sem necessidade de apresentar comprovante da quitação dos débitos, conforme a Resolução 205/2006, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os donos de carros com placas terminadas em 5, 6 e 7 têm até 29 de julho para pagar as taxas e solicitar o documento de 2016. O dia 30 de agosto é o prazo para os proprietários de automóveis com emplacamento de terminações em 8, 9 e 0.

O proprietário de automóvel precisa ficar atento.  O CRLV 2016 só será emitido depois de todos os pagamentos. É preciso quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), as taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas, além do seguro obrigatório (DPVAT).

A entrega do CRLV é feita de duas formas. Quem optou por pagar a taxa de postagem de documentos, no valor de R$ 15,77, recebe pelos Correios. O proprietário de veículo que não quiser pagar a taxa de postagem de documentos, depois de quitar os impostos, deve agendar atendimento para emissão no site. Assim, poderá escolher o lugar para receber o documento de 2016.

Quem optou pelo pagamento da taxa de postagem  pode rastrear o envio do documento de 2016, por meio do site do Detran-PE.  Basta digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal. Depois disso, é só clicar em  “Detalhamento de Débito” e, em seguida, na opção “Rastreamento do CRLV”. Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o documento.

Os proprietários do interior do Estado contam com 92 postos de atendimento, 24 Ciretrans Especiais e 68 Subordinadas.  Os donos dos veículos registrados  fora do  Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão deverão solicitar o documento nas Ciretrans Especiais, mediante agendamento. Isso pode ser feito a partir de 5 dias, contados após a quitação dos débitos que compõem o licenciamento. (Via: G1 PE)

Site: Guia Pernambuco