//EPIDEMIA DE ZIKA ALCANÇA TODOS OS CONTINENTES

EPIDEMIA DE ZIKA ALCANÇA TODOS OS CONTINENTES

Relatório atualizado sobre casos importados de infecção foi divulgado nesta terça (08)

Balanço mundial sobre “casos importados” de pessoas contaminadas pelo vírus da zika como resultado da epidemia na América do Sul e América Central.

Trata-se de uma lista não exaustiva de casos de pessoas que foram infectadas durante uma estadia em um dos 31 países e territórios da América Latina e do Caribe, por onde a epidemia de zika se espalhou.

Nestes casos, as pessoas descobriram ou declararam a contaminação, uma vez de volta ao país de origem.

– Estados Unidos:

As autoridades de saúde dos Estados Unidos contabilizaram desde o final de fevereiro nove casos de mulheres grávidas infectadas pelo vírus da zika, depois de viajarem para um país afetado pela epidemia. Destas, um deu à luz uma criança com microcefalia severa, a mais preocupante das complicações infecciosas.

A organização americana de controle e prevenção de doenças CDC conta um total de 153 casos “importados” em solo americano (além de 107 contaminações locais em três territórios americanos afetados: Porto Rico, as Ilhas Virgens e a Samoa americana, em 2 de março).

– Canadá:

20 canadenses, incluindo uma mulher grávida, foram infectados após viajar para os países afetados, de acordo com um balanõ de autoridades de saúde canadenses em 7 de março.

– Cuba:

O primeiro caso importado foi anunciado em 2 de março: uma jovem médica venezuelana que foi estudar na ilha, até agora livre de casos autóctones.

– Europa:

França: primeiro caso de transmissão do vírus da zika através de relações sexuais foi registrado numa mulher infectada pelo companheiro que voltou do Brasil, disse em 27 de fevereiro a ministra da Saúde, Marisol Touraine.

O Instituto de Vigilância Sanitária (InVS) registrou entre o início de 2016 e 3 de março na França um total de 89 casos importados, “incluindo cinco mulheres grávidas e um caso de complicações neurológicas”.

O InVS estima que o risco de transmissão do vírus da zika na França continua a ser “extremamente baixo entre novembro e maio”.

Além disso, a epidemia continua a fazer estragos na Martinica, na Guiana, enquanto em Guadalupe a circulação do vírus é “nova”. Na Nova Caledônia, um primeiro caso autóctone foi diagnosticado no início de março.

Espanha: cinco mulheres grávidas contraíram a doença depois de uma viagem à América Latina. No total do país, 38 pessoas foram infectadas durante uma estadia em uma área infectada, de acordo com uma contagem realizada em 7 de março.

Além disso, Reino Unido, Irlanda, Países Baixos, Portugal, Suíça, Itália e Eslováquia têm relatado casos de importados em pessoas que recentemente estiveram na América Latina/Caribe.

– Rússia:

Um primeiro caso foi relatado em 15 de fevereiro em uma mulher após um período de férias na República Dominicana.

– China:

Dois primeiros chineses foram contaminados na sequência de uma viagem para a Venezuela, anunciou a imprensa em meados de fevereiro.

– Japão:

O primeiro caso importado foi anunciado em 25 de fevereiro pelo Ministério da Saúde.

– Austália:

Dois casos em mulheres grávidas que viajaram para áreas onde há a epidemia foram relatados pelas autoridades de saúde em 12 de fevereiro.Via: AFP

 

Site: Guia Pernambuco