//Estoque de vacina contra febre amarela é reforçado em Petrolina, PE

Estoque de vacina contra febre amarela é reforçado em Petrolina, PE

Devido a grande procura pela vacina contra a febre amarela, a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, precisou reforçar o estoque. Somente no mês de janeiro foram aplicadas mais de 600 doses. O surto da doença em outras regiões do país, causou pânico na população que procurou os postos de saúde para receber a vacina.

De acordo com a Secretaria de Saúde, um lote com 400 doses chegou na última semana e parte delas já foram distribuídas para as unidades de saúde. Mas, o alerta é para que a população só receba a vacina caso esteja com viagem marcada para os locais onde há risco da febre amarela.

(Veja a lista completa de municípios do país que ficam em áreas com recomendação de vacina contra febre amarela.)

“Aqui no estado de Pernambuco não somos áreas endêmicas para febre amarela. Então, as vacinas são disponibilizadas dentro das unidades o ano inteiro. Nós recebemos para o mês de fevereiro 400 doses. Já disponibilizamos 200 para duas unidades que são de referência para febre amarela, que é a Amália Granja, no Gercino Coelho e a Rosa Maria, na Vila Mocó”, destacou a secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro

Para garantir o recebimento da vacina, é importante que o usuário apresente o comprovante de viagem para área de risco.

“Nós pedimos as pessoas que vão viajar para área de risco que levem o comprovante de viagem. Mas o que está acontecendo é que muitas pessoas estão assustadas, estão procurando as unidades de saúde de forma indiscriminada. Elas alegam que vão viajar de carro e que não tem o comprovante. A gente pede a população o bom senso”, ressalta Marlene.

A secretária de Vigilância em saúde alerta que aplicar a vacina de forma indiscriminada pode levar há uma preocupação também com os efeitos adversos.

“Para se ter uma ideia, nós vacinávamos até o ano passado, cerca de 100 doses por mês. Em janeiro disponibilizamos 630 doses. Então, a população está desesperada e não há motivo de pânico. Não foi emitido nenhum alerta para o estado de Pernambuco e não somos área de risco. Se vacinamos de forma indiscriminada, pode faltar vacina para quem realmente precisa”, ponderou. Via: G1 Petrolina

Site: Guia Pernambuco