//Febre amarela: Pernambuco realizará diagnóstico dos casos

Febre amarela: Pernambuco realizará diagnóstico dos casos

Para agilizar o diagnóstico de possíveis casos de febre amarela (FA) em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou que, a partir do próximo mês, começará a realizar exames sorológicos para a doença. A estratégia já vinha sendo planejada desde 2017, quando surtos do sudeste do Brasil acenderam um alerta nacional para a volta da enfermidade e sua possibilidade de ascensão.

Com a aquisição de insumos para a testagem, os exames antes realizados no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, passam a acontecer no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen). A nova dinâmica reduzirá o tempo dos resultados de 40 dias em média para algo entre cinco a seis dias. Pernambuco tem, até agora, dois casos sendo investigados para FA. Um homem e uma mulher que passaram por áreas de risco em São Paulo e Bahia tiveram as amostras de sangue enviadas para o IEC depois de apresentarem um quadro febril leve.

Como a febre amarela não circula em Pernambuco, o Ministério da Saúde não libera os reagentes e insumos para o teste e, por isso, a gente tinha que fazer os testes em Belém. Mas agora vamos começar a fazer. Decidimos isso no ano passado, mas na época o objetivo era fazer a investigação em primatas não humanos. Estamos fazendo essa licitação (de compra dos insumos) desde agora e ela está sendo finalizada”, disse o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa.

[Assista abaixo à entrevista que a Folha de Pernambuco fez com o secretário Iran Costa sobre o cenário da febre amarela em Pernambuco

A vigilância da mortalidade de primatas, animais sentinelas do ciclo silvestre da FA, começou em fevereiro de 2017 em todo o território. De lá até hoje 70 macacos tiveram óbito notificados em 26 cidades, mas nenhum até o momento teve resultado para a FA. O secretário destacou que a organização estadual para a realização de sorologia da doença não altera o protocolo já estabelecido para a enfermidade nacional e internacionalmente. A capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde para estarem alertas a possíveis pacientes com sintomas da febre amarela nas emergências continua e deve ser reforçada.

Vacina
Iran Costa reforçou que os pernambucanos não devem correr indiscriminadamente para os postos uma vez que a vacina só recomendada para quem vai viajar para área de risco. O gestor comentou ainda que já chegaram informes ao Estado que algumas pessoas têm tentado forjar viagens para cidades endêmicas no intuito de conseguir dose de FA. “Isso é uma atitude que claramente influencia no sistema de saúde de forma negativa. Porque esta pessoa vai estar tirando a vacina de quem realmente precisa naquele momento”, disse.

O secretário ainda frisou que existem doses suficientes no Estado para garantir a imunização de quem realmente precisa. “Temos reserva em estoque, mas se precisar pedimos mais (ao Ministério da Saúde)”. O Governo Federal já confirmou estar em contato com todos os estados do País para atender qualquer demanda extra. A SES informou que liberou, antecipadamente, para os municípios as remessas de fevereiro da vacina. (Via: Folha PE)

 

Site: Guia Pernambuco