//Jovem 1º lugar em medicina na UFPE diz que escolha foi para ‘salvar vidas’

Jovem 1º lugar em medicina na UFPE diz que escolha foi para ‘salvar vidas’

João Pedro Guedes estudou 13 horas por dia para conseguir a aprovação.
Estudante diz que é preciso ter foco e tranquilidade para realizar um sonho.

João Pedro Guedes Silva tem 17 anos e foi aprovado na 1ª colocação do curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) campus Caruaru, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O jovem ficou a média 882,77 e nota 940 na redação. Ao G1, ele revela que esperava a aprovação, mas não o primeiro lugar, e contou que escolheu medicina “por ter a oportunidade de ajudar as pessoas e para salvar vidas”.

O estudante ainda foi aprovado em medicina na Universidade de Pernambuco (UPE), onde conquistou a 6ª colocação. João também passou em engenharia química e arquitetura e urbanismo em faculdades particulares do município. Em ambas ele ficou 1º lugar do curso e 2º geral.

A rotina de estudos do adolescente era tão intensa que ele colocou um quadro branco dentro do quarto para realizar cálculos de matemática e física – a matéria preferida dele. “No total, eu estudava 13 horas por dia. De manhã, eu ia para o colégio, à tarde eu fazia [cursinho de matérias] isoladas e à noite estudava por conta própria em casa”, detalhou João Pedro.

O jovem ainda ressaltou que durante a preparação para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele usava as redes sociais e a internet apenas para estudo, quando assistia a videoaulas. Ele também deixou de sair com os amigos e de jogar videogame para manter o foco no principal objetivo.

O caminho para o primeiro lugar da UFPE começou em 2016, quando ele cursava o 3º ano do Ensino Médio. O estudante chegou a ter dúvidas se medicina era a carreira que ele queria seguir. Por isso, prestou vestibular para outros dois cursos.

A certeza de querer ser médico no futuro veio com a ajuda da irmã – a estudante de medicina Juliana Guedes, de 21 anos. “Ela está no sexto período de medicina e me ajudou muito. Puxava minha orelha para eu estudar”, brinca João Pedro.

Fã de rock e de futebol, o jovem diz que prefere se divertir de forma mais tranquila, como ir ao cinema com os amigos. Isso é o que ele pretende fazer para descansar antes de começarem as aulas da universidade.

João Pedro também destacou o que é necessário para conseguir se destacar nos estudos. “Se você sabe muito, mas não tem o psicológico preparado, você acaba se dando mal. Tem que ter foco e tranquilidade, não ficar se distraindo com festas… Tem que direcionar, saber o que quer”, completa.

Orgulho para os pais
O jovem é filho do advogado João José da Silva e da professora Tereza Cristina Guedes. Para eles, a primeira colocação do filho na UFPE foi uma surpresa e uma alegria muito grande. “Fiquei muito feliz. A aprovação dele foi uma vitória da família toda, de todos que torceram pelo sucesso dele”, afirma a mãe.

O pai diz que não há como mensurar a felicidade de ver o filho ser aprovado em medicina em uma universidade federal. “Nem trabalhar eu fui. Ainda estou comemorando”, brinca o advogado.

João ao lado dos pais, Tereza e João José (Foto: Joalline Nascimento/G1)