//Missa em homenagem ao ofício dos vaqueiros é realizada neste domingo em Serrita, no Sertão de PE

Missa em homenagem ao ofício dos vaqueiros é realizada neste domingo em Serrita, no Sertão de PE

Neste domingo (23), acontece no Sítio Lajes, em Serrita, às 8h, a tradicional celebração do culto ecumênico da Missa do Vaqueiro, considerado o maior evento cultural e religioso dos sertões. Nesta edição, a 47ª da história, a missa em honras ao vaqueiro Raimundo Jacó – cuja morte originou o evento – e ao ofício do vaqueiro será conduzida pelo Bispo da Diocese Salgueiro Dom Magnus. Os músicos Josildo Sá, o poeta Pedro Bandeira, o Coral Aboios e as duplas de aboiadores Fernando e Ronaldo e Chico Justino também participam da celebração da missa, sendo responsáveis pela parte musical do culto, tradicionalmente embalado pelas “Rezas de Sol”, conjunto de canções apresentadas em ordem litúrgica.

Para a celebração, além dos turistas, são esperados aproximadamente mil vaqueiros participantes. De acordo com a tradição, o início da missa é dado com uma procissão deles a cavalo, levando, em honras a Raimundo Jacó, oferendas como chapéu de couro, chicotes e berrantes ao altar de pedra rústica em formato de ferradura. A missa, uma verdadeira romaria de renovação da fé, acontece sempre ao ar livre e se assemelha bastante aos rituais católicos, porém contando com toques especiais que caracterizam o evento: no lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo.

Conhecida por unir o religioso e o profano, antes da celebração da missa, os visitantes ainda poderam conferir várias atrações musicais e culturais, como shows de artistas locais e nacionais, entre eles Pedrinho Pegação, Flávio José e Caninana do forró vaquejada, pegas de boi e feirinha de comidas típicas e artesanato. A programação profana do evento, inteiramente gratuita, teve início nesta quinta-feira (20), apresentando um polo diurno, com rodas de forró pé de serra, cantadores, repentistas e aboiadores.

O evento, patrocinado pela Empetur, Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Serrita, é uma promoção da Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil, Apega – Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi na Caatinga do Alto Sertão de Pernambuco – e com o apoio da Fundação Padre João Câncio, coordenada por Helena Câncio.

Sobre a história da Missa – Realizada anualmente sempre no quarto domingo do mês de julho, a Missa do Vaqueiro tem em suas origens uma história que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas atraía também a inveja de seus colegas de profissão, fato que culminou em sua morte numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.

A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras. Mas Gonzaga queria mais. Dessa forma, ele se juntou a João Câncio dos Santos – padre que ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão – para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro e para a celebração da coragem.Via: Ascom – Portal Serrita

Serviço – 47ª Missa do Vaqueiro

Culto: Domingo, 23

Horário: Às 8h

Local: Serrita, no Sítio Lajes

 

Site: Guia Pernambuco