//Órgãos públicos de PE alertam para os riscos de ‘caçar’ pokémon nas ruas

Órgãos públicos de PE alertam para os riscos de ‘caçar’ pokémon nas ruas

PM, Celpe, CBTU, Detran e PRF publicaram materiais nesta sexta-feira (5).

Objetivo é evitar acidentes de trânsito, assaltos e choques elétricos.

Sucesso nacional, o game Pokémon Go, lançado no Brasil esta semana, pode, além de divertir, causar sérios acidentes. Por meio de uma tela de realidade aumentada, o aplicativo faz com que o usuário ande pelas ruas da cidade à procura dos bichos virtuais. Assim, o jogo se torna uma distração perigosa e, por isso, tem sido alvo de campanhas do poder público do estado.

O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começaram a veicular materiais educativos. O objetivo é alertar para o risco de acidentes de trânsito e choques elétricos. Além da Polícia Militar, que divulgou nesta sexta-feira (5) uma cartilha de orientações para evitar assaltos, também se manifestaram a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CBTU), que opera o Metrô do Recife, e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Com a frase “Olha só quem você pode encontrar se sair caçando pelas ruas”, o cartaz produzido pelo Detran exibe uma ilustração que simboliza a morte em uma faixa de pedestre, enquanto um ônibus passa em alta velocidade.

O órgão lembra que o motorista flagrado utilizando o celular será autuado com uma infração média e está sujeito a multa de R$ 85,04 e quatro pontos na carteira. Ainda segundo o Detran, a partir do dia 2 de novembro, essa mesma infração será considerada gravíssima. Assim, o valor da multa sobe para R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

A PRF também chamou atenção para o risco de atropelamentos e batidas nas estradas federais. A arte com o alerta “O Pikachu pode esperar, a vida não!” foi divulgado nas redes sociais e traz o famoso Pokémon adotado por Ash Ketchum, o protagonista do desenho animado, no meio de um acidente. via G1

Site: Guia Pernambuco