//PE: Homem preso em Lagoa de Itaenga é indiciado por manter conexão com tráfico internacional

PE: Homem preso em Lagoa de Itaenga é indiciado por manter conexão com tráfico internacional

A Polícia Federal em Pernambuco informou, nesta quarta-feira (10), que CRISTIANO DA SILVA ARAÚJO, preso na Zona da Mata Norte do estado, na segunda-feira (08), foi indiciado por manter conexão com traficantes internacionais de maconha e cocaína. Segundo a corporação, ele tem 23 anos e integrava associações criminosas que agiam em Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul para comprar e traficar drogas do Paraguai, além de contrabandear armas de fogo. O suspeito, detido pela Polícia Militar (PM) em Lagoa de Itaenga, a 64 quilômetros do Recife, estava foragido desde o ano passado, quando a PF deflagrou a ‘Operação Minotauro’.

Ao detalhar o indiciamento, a PF revelou que o suspeito tem envolvimento com grupos que tinham como objetivo armazenar os entorpecentes, manter em depósito e depois comercializar em Pernambuco e em outros estados brasileiros. E caso ele seja condenado, poderá cumprir penas que ultrapassam os 30 anos de reclusão. Dos 12 presos investigados pela Polícia Federal, apenas um deles, do Paraná, ainda encontra-se foragido.

O suspeito detido em Lagoa de Itaenga é eletricista e já tinha sido preso, em 2013, por posse de arma de fogo. Passou cinco meses na cadeia e depois foi liberado. Ele estava sendo monitorado pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Militar-(2º BPM) e pelo serviço de inteligência do Sistema Prisional de Pernambuco.

A captura foi efetuada depois da expedição de um mandado de prisão. De acordo com a PF, no interrogatório, ele negou envolvimento com carregamentos de maconha, em 2016. Também disse que não tinha participação com associações criminosas.

Após o exame de corpo de Delito no Instituto de Medicina Legal (IML), na área central do Recife, ele seguiu para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. O suspeito vai ficar à disposição da Justiça Federal.

Minotauro: A Operação Minotauro foi deflagrada em 31 de agosto do ano passado. Contou com a participação de 130 policiais federais, que cumpriram 12 mandados de prisão preventiva, 21 mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas, expedidos pela 13ª Vara Federal – Seção Judiciária de Pernambuco.

A ação ocorreu em cinco estados: Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Também foram sequestrados bens e bloqueio de contas bancárias, cuja cifra chegou a R$ 500 mil.

As investigações tiveram início em 2015, com a identificação de várias remessas de maconha de origem paraguaia para Pernambuco. A droga chegava ao Brasil por meio da organização criminosa estabelecida no Paraná. No curso das investigações, foram apreendidas quatro toneladas de entorpecentes.

As apreensões ocorreram em Minas Gerais, em setembro de 2015, e em Alagoas, em novembro do mesmo ano. Em Pernambuco, os agentes recolheram drogas das associações em março de 2016. No Paraná, a ação ocorreu em maio do ano passado. Via: Conteúdo G1 PE – Ascom PF

Site: Guia Pernambuco