//Quase oito mil militares atuarão em Pernambuco em ação contra o Aedes

Quase oito mil militares atuarão em Pernambuco em ação contra o Aedes

Será dada prioridade aos bairros da Região Metropolitana do Recife com maior risco de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde

Um total de 7.735 homens, entre militares do Exército, Marinha e Aeronáutica vão atuar neste sábado sábado em Pernambuco dentro da ação nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti.Detalhes sobre a operação foram divulgados na manhã desta sexta-feira pelo general do Exército Manuel Luiz Pafiadache, coronel do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Segundo ele, os trabalhos fazem parte da segunda fase da campanha iniciada em dezembro do ano passado. Em entrevista coletiva na sede do CMNE, no Curado, o militar adiantou que será dada prioridade aos bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR) com maior risco de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o mesmo valendo para as cidades do interior de Pernambuco. Nesta fase, o foco será a conscientização da população e o mapeamento para a realização da terceira fase que prevê o combater ao focos e está prevista para acontecer de 15 a 18 de fevereiro.

Esta tarde, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, também vai falar sobre a ação em outra coletiva na sede do Comando. Diante do aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya, a presidente Dilma Roussef ordenou que toda a equipe ministerial participe do mutirão que está sendo organizado pelas Forças Armadas. Ela própria irá ao Rio para participar do ato. Convocados pela presidente, apenas dois dos 31 ministros não vão participar da campanha que será promovida pelo governo federal: o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, de férias e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em viagem fora do país.

Marcelo Castro (Saúde) vai a Salvador (BA) e Aldo Rebelo (Defesa), a Campinas. Jaques Wagner (Casa Civil) escolheu São Luís; Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Manaus; Edinho da Silva (Secretaria de Comunicação), Maceió; José Eduardo Cardozo (Justiça), Fortaleza; e Aloizio Mercadante (Educação), Osasco.

Ao todo, 220 mil militares participarão da campanha no sábado e visitarão 356 municípios, incluindo todas as cidades consideradas endêmicas. A meta é visitar três milhões de residências e distribuir panfletos com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito.

Entre os dias 15 e 18, as Forças Armadas farão um novo mutirão, desta vez não apenas visitando residências, mas também aplicando larvicidas e outros produtos para a eliminar o Aedes aegypti.

Confira as localidades que devem receber a ação neste sábado: 

Várzea, Totó, Coqueiral, Casa Forte, Poço da Panela, Parnamirim, Vila Popular, Jardim Brasil I e II, Torrões, Bongi, Mustardinha, Prado, Santana, Alto José Bonifácio, Jaqueira, Torre, Chã de Cruz, Santo Amaro, Espinheiro, Aflitos, Torreão, Cabanga, Joana Bezerra, São José, UR-7, Várzea, Afogados Mangueira, Caçote, Jiquiá, Ipsep, Cohab, Engenho do Meio, Cidade Universitária, Cordeiro, Monteiro, Caxangá, Areias, Santo Amaro, Vila Naval, área portuária, Aeroporto, Jordão, UR-1, UR-4, Jardim São Paulo, San Martin, Estância, Barro, Sancho, Ibura, Jaboatão Centro, Socorro, Tejipió, Ouro Preto, Jatobá, Bultrins, Bairro Novo, Peixinhos, Ilha do Maruim, São Bnto do Una, Belo Jardim, Porto de Galinhas, Itamaracá, Garahuns, Caruaru e Petrolina.Do Diário de PE

 

Site: Guia Pernambuco