//Suspeito de envenenar nove pessoas em Camaragibe tem prisão temporária decretada

Suspeito de envenenar nove pessoas em Camaragibe tem prisão temporária decretada

Já se encontra preso o suspeito do envenenar nove pessoas de uma mesma família em Camaragibe, no Grande Recife. A Justiça de Pernambuco decretou, nesta quarta-feira (17), a prisão temporária do ex-namorado de Débora Regina Belo Soares, de 22 anos e uma das vítimas que se encontra em estado grave no Hospital da Restauração, no Recife. O anúncio da prisão de Jesemiel Hidalgo da Silva, de 27 anos e identificado como Kiko, foi feito esta tarde em coletiva à imprensa da Polícia Civil de Pernambuco, no Centro do Recife.

A prisão temporária – duração de 30 dias – ocorreu no mesmo dia em que Kiko prestou depoimento à polícia, na Delegacia de Camaragibe, na manhã destas quarta. A polícia, no entanto, não divulgou o local por questão de segurança – na coletiva, foi dito que houve uma tentativa da população de fazer justiça.

Segundo Joselito Kehrle, chefe da Polícia Civil de Pernambuco, o veneno foi encontrado tanto no material regurgitado por um gato, que morreu, quanto pelas vítimas. “A delegada ainda tem 30 dias para concluir as investigações, mas por enquanto, trabalhamos com tentativa de homicídio”, disse o chefe da Polícia Civil.

“Um dos fundamentos desse pedido de prisão foi o fato de ele se dizer caminhoneiro e conhecer muitos lugares. Poderia se evadir”, explicou a delegada Euricelia Nogueira, responsável pelas investigações. Ele também já foi preso em 2013 com moto roubada e respondia a inquérito por receptação.

Chumbinho
O envenenamento foi da comida servida no almoço do Dia das Mães na residência da família, no bairro de Jardim Primavera. A perícia indicou que a substância usada foi o chumbinho, colocado no colorau utilizado em vários pratos do almoço.

“Pude comprovar que comeram muito feijão e galinha com terbufós [princípio ativo do chumbinho]. A panela de feijão, de 6 litros, estava num nível bem mais baixo”, comentou a perita Vanja Coelho

“Em pouco tempo, temos um caso fechado com prova material. Temos esse objetivo de sempre trabalhar com essa rapidez nos casos em que for possível”, afirmou a gerente geral da Policia Cientifica, Sandra Santos.

Das nove pessoas envenenadas, seis seguem internadas e três se encontram em estado mais grave: Débora, o pai e a irmã. As três que tiveram alta já foram ouvidas pela policia

Depoimento
Ao todo, segundo a polícia, 16 pessoas já foram ouvidas pelo caso. Nesta quarta, o avô de Débora foi ouvido no HR. “O avô fechou o caso quando me disse que ele (Kiko) esteve na casa dele, brigou com ela e disse que a mataria e se mataria”, contou a delegada. Segundo ela, o homem possui problema de visão, mas disse ter ouvido a ameaça.

Segundo a delegada, Débora fez sinal com a mão ao ser questionada pela mãe sobre se o responsável pelo envenenamento foi Kiko. “Todas as vitimas e indícios apontam para ele”, afirmou a delegada. Kiko não confessou e disse ter visto a ex-namorada pela ultima vez na terça-feira da semana passada, antes do Dia das Mães, e não no sábado, como disse o avô da jovem. O avô de Débora contou nunca haver gostado de Kiko e que o achava agressivo.

Kiko teria se apresentado na noite dessa terça-feira (16), por volta das 22h, mas o depoimento dele só ocorreu nesta quarta, mesmo dia em três parentes de Débora Regina Belo Soares, que é ex-namorada do suspeito, prestaram depoimento.

Em conversa com a reportagem, os familiares informaram que Kiko apontou o ex-marido de Débora como o suspeito de haver cometido o crime. Apesar do ex-marido ser vizinho da jovem, os familiares não acreditam que ele pode ter cometido o crime e apontam Kiko como o responsável.

Débora permanece internada em estado grave no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife. A avó da garota informou que ela saiu da ala vermelha e foi transferida para a ala amarela. No entanto, Débora permanece entubada.

O irmão de Débora, Talisson Gomes Soares, segue internado no Hospital Nossa Senhora do Ó, no Janga, em Paulista, também na Região Metropolitana do Recife, Os familiares informaram que ele evolui bem. Já o pai da jovem, Reginaldo Francisco Soares, também está internado no Nossa Senhora do Ó e evolui bem.

O avô de Débora, Augusto Francisco Soares, e as tias, Nilva Maria da Silva e Valquirene Maria Soares, permanecem internados no HR e passam bem.

Mais informações em instantes. Via: Folha PE

Site: Guia Pernambuco