//Testes de redução de vazão no Lago de Sobradinho começam nesta quinta-feira

Testes de redução de vazão no Lago de Sobradinho começam nesta quinta-feira

Começam nesta quinta-feira (07) os testes de redução de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s das vazões defluentes do reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia. A informação foi confirmada ontem (05) pela Agência Nacional de Águas (ANA), após reunião com representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

As ações serão realizadas em duas etapas, quando as vazões caem para 850m³/s. Após uma semana, se for constatada a viabilidade, as vazões baixam para 800 m³/s a partir do dia 14/01.

Todo o teste será monitorado, com relatórios publicados no Portal da Chesf (www.chesf.gov.br) e enviados para os órgãos fiscalizadores. Desde 2013, a falta de chuvas na Bacia do São Francisco vem se refletindo no menor armazenamento de água nos reservatórios. O de Sobradinho, de grande importância para a região, está com o seu volume útil de 2,11%, segundo o último boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O objetivo dessa redução é manter a capacidade de armazenamento de água no reservatório de Sobradinho para garantir o uso múltiplo da água, principalmente irrigação e abastecimento humano”, afirmou o diretor de Operação da Chesf, José Ailton de Lima.

Além da Chesf, a reunião de ontem também contou com a participação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, dos órgãos gestores de recursos hídricos do estado da Bacia, representares de usuários, do ONS, do Ministério das Minas e Energia, da Codevasf, da Aneel, da Secretaria Nacional de Defesa Civil e da Cemig. (Via: Agência Brasil/foto: Marcello Casal Jr)

Site: Guia Pernambuco