//Batalhão de Choque realiza revista no Complexo do Curado após tumulto

Batalhão de Choque realiza revista no Complexo do Curado após tumulto

Conflito começou nesta tarde na Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), devido à transferência de um detento

O tumulto iniciado na tarde desta segunda-feira no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, está controlado. Apesar disso, policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM-PE) realizaram revista na unidade, finalizada por volta das 17h. Foram apreendidas armas brancas durante a operação e dois detentos que organizaram o tumulto foram transferidos para outros presídios.

O motim foi iniciado em protesto contra a transferência de Antônio Carlos de Freitas, um dos reeducandos da Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa). Ele era chaveiro do Pavilhão A do Pamfa e sua mudança revoltou alguns detentos – entre eles estavam Nivalbson Lopes da Conceição, transferido nesta tarde para o Presídio Frei Damião Bozzano; e Jeferson Henrique Gomes de Oliveira, levado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).

Motim – No início da tarde detentos atearam fogo a objetos e, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado (Seres), tiros foram disparados para o alto e bombas de efeito moral usadas para controlar a conflito. O detento “Tonhão Chaveiro”, cuja transferência desencadeou o tumulto, foi levado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Sua transferência aconteceu por ordem judicial sob a justificativa de desobediência.

Mais cedo, no final da manhã, detentos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJJALB), também parte do Complexo Prisional do Curado, realizaram um protesto pacífico com faixas estentidas, pedindo a permanência dos secretários estaduais de Justiça e Cidadania e Ressocialização, Pedro Eurico e Éden Vespasiano e do Juiz Luiz Rocha, juiz da Vara de Execuções Penais do Recife. O protesto foi uma resposta à informação que circulava dentro do presídio, de que haveria mudanças e transferências.via: Diário de PE

 

Site: Guia Pernambuco