//Celpe alerta para cuidados com fogos e fogueiras próximos à fiação

Celpe alerta para cuidados com fogos e fogueiras próximos à fiação

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para os riscos de brincadeiras próximas à rede elétrica durante os festejos juninos e orienta cuidados que ajudam a preservar a festa longe de acidentes. Desrespeitar as advertências pode provocar curtos-circuitos e interrupção do fornecimento de energia, além do risco de queimaduras e ocorrências de maior gravidade.

O primeiro cuidado é manter a distância da rede elétrica e não acender fogueiras sob os fios, nem soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores. Da mesma forma, não se deve utilizar os postes, nem os cabos elétricos para instalar as tradicionais bandeirinhas e balões ou fixar qualquer outro tipo de enfeite. É importante que o correto entendimento sobre os procedimentos de segurança sejam aplicados para que não ocorram imprevistos.

Outro alerta é relativo a balões. A Celpe adverte que soltar balões é crime e constitui uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão encontrar um fio energizado, nas nossas redes ou subestações. As consequências são imprevisíveis.
Nas ruas e praças, a recomendação é que as bandeirolas, faixas e outros adereços devam ser confeccionados com materiais isolantes e, de modo algum, podem ser afixados próximos da fiação elétrica.

A Celpe lembra que postes e padrões de energia não podem ser utilizados para amarrar qualquer tipo de enfeite. Também não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Onde forem necessárias as ligações provisórias para suprimentos de arraiais ou barraquinhas de comidas típicas e fogos, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da Celpe. Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema e representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

A Celpe lembra que, mesmo que sejam para utilização por curto período de tempo, essas instalações não deixam de exigir atenção. Um curto circuito ou sobrecarga em locais onde existam fogos de artifício, por exemplo, acarreta riscos de acidentes fatais. Também não é recomendável que se utilizem as conhecidas extensões e/ou benjamins, nem se deve esquecer a obrigatoriedade da instalação de um sistema de aterramento elétrico para conferir segurança às instalações.

Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é obrigatório ter uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva, por meio do uso de disjuntores termomagnéticos, dispositivos residuais (DR), relés adequados e aterramento elétrico. Isso porque, em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado.

Dicas de segurança

– Não solte balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações;
– Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica. Fios e postes podem ser danificados, causando curtos-circuitos e interrupção de energia;
– Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua, elas devem manter distância da fiação elétrica;
– Ligação clandestina é crime, pode dar cadeia e coloca a vida de pessoas em perigo;
– Em caso de fios partidos ou caídos, mantinha uma distância segura.
– Jamais toque em pessoas que estejam em contato com a rede elétrica. Ligue de imediato para prontidão de luz;
– Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica;
– Ligações provisórias para o São João devem ser solicitadas à Celpe

Procedimentos em caso de acidente

– Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
– Jamais tocar em fios partidos;
– Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;
– Ligar imediatamente para o Samu (192) Corpo de Bombeiros (193) e Celpe (116). Via: Folha PE

Site: Guia Pernambuco