//Com alta no IPTU, entenda como é aplicado o dinheiro em Petrolina, PE

Com alta no IPTU, entenda como é aplicado o dinheiro em Petrolina, PE

Este ano, o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é de quase 10,5% e os contribuintes de Petrolina, no Sertão pernambucano, aguardam a aplicação dos recursos recolhidos para benefícios da cidade. São ruas sem calçamento e outros problemas estruturais que, para os moradores, poderiam ser resolvidos com o dinheiro recolhido anualmente.

A professora, Prazeres Lima, tem todos os últimos boletos do IPTU em dia. Ela aproveita o 13º salário para pagar o imposto e receber o desconto em cota única e, com isso, livrar-se da obrigação. Mas a contribuinte, que mora há 10 anos no bairro Loteamento Recife, na Zona Leste da cidade, disse que nunca percebeu proposta de ver sua rua pavimentada. “Minha rua não é pavimentada, por exemplo. Tem 10 anos que eu moro aqui neste bairro e continua sem pavimentar. E os IPTU’s estão todos em dia”, lembra a professora.

Porém o secretário executivo da Receita do município explica que o IPTU recolhido é dividido em percentuais e destinado a alguns setores. “20% do valor arrecadado vai para a educação, 15% vai para a saúde. 50% é despesa de pessoal, de pagamento de servidor, 5% é para a Câmara de Vereadores. 5% em média vai para a infraestrutura da cidade”, disse o secretário da Receita, Allan Maux.

Segundo Allan Maux, em 2015 Petrolina arrecadou em torno de R$ 9 milhões no IPTU e segundo ele, o dinheiro que deverá ser investido na Infraestrutura é muito pouco para o tamanho da cidade. “Temos apenas R$ 500 mil para a ser investido na infraestrutura da cidade, um número muito pequeno para Petrolina”, disse.

O IPTU é calculado levando em conta critérios como a destinação do imóvel, se é residencial ou comercial e a localização, por exemplo. “Se for periferia ou Centro tem valores diferentes. Se for no Centro a base de cálculo é maior. Se o imóvel for de luxo, a alíquota é maior. Se o imóvel tiver o acabamento regular, a alíquota é outra. São vários critérios que definem a base de cálculo do IPTU”, explicou Allan Maux.

O secretário afirmou ainda que o reajuste desde ano não é aumento, mas está de acordo com a recomposição da inflação. “Isso deve acontecer em todas as classes. A prefeitura precisa de receita. Se ela não desse essa composição da inflação, ela iria perder o seu poder econômico. As pessoas de forma geral devem ter aumento no seu salário este ano”, completou Allan Maux. Via: G1

Site: Guia Pernambuco