//Começa nesta sextao mutirão do Ministério da Saúde contra mosquito da dengue

Começa nesta sextao mutirão do Ministério da Saúde contra mosquito da dengue

A partir desta sexta-feira (08), o Ministério da Saúde (MS) dá início à “Sexta sem Mosquito”, um dia de mutirão de limpeza contra focos de reprodução do mosquito transmissor Aedes aegypti. A iniciativa do órgão federal, que busca mobilizar comunidades, órgãos públicos e privados, será realizada todas as sextas-feiras, a contar deste dia 8. Também haverá ações educativas e de conscientização em escolas, praças e espaços públicos. A ação integra o projeto “Combate ao Mosquito 2017/2018”, campanha do MS em parceria com a agência brasiliense Fields360, lançada no início deste mês.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destaca a importância de uma ação conjunta com estados e municípios para o desafio do combate ao Aedes. “O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é prioridade do Governo Federal, por isso definimos um dia de mobilização, a Sexta Sem Mosquito, quando mobilizaremos ministros de estado e autoridades locais para estarem em todos os estados do País chamando a atenção da população para a importância de combater o mosquito”, afirma. A ideia, com isso, é conscientizar a população de que o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti começa dentro da própria casa, ou seja, é uma responsabilidade de cada um.
Para isso, a campanha utiliza histórias reais de pessoas que tiveram seu cotidiano afetado de alguma forma pelo mosquito transmissor. Entre eles, é contada a de uma moradora de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, Rosineide Mota. “Eu nunca achei que seria tão grave. Perdi minha filha de 5 anos para a dengue”, conta. O morador de Fortaleza (CE) Luciano Alencastro e a moradora de Manaus (AM) Irailde Paiva também são os outros personagens que participam dessa mobilização. “Eu não queria isso para ela. Hoje ela é minha razão”, contou Iraneide, em entrevista ao ministério, ao falar sobre sua filha, que tem microcefalia. Iraneide contraiu zika vírus durante a gestação.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Publicidade do Ministério da Saúde, Juliana Vieira, os depoimentos reais servem para mostrar as consequências do mosquito na vida de famílias brasileiras. “As pessoas precisam se sensibilizar e juntar esforços para combater o mosquito. A campanha sugere a reflexão da população em relação à responsabilidade individual e coletiva”, reforça.

A campanha está sendo veiculada na televisão, rádio, internet, redes sociais, OOH e DOOH, em território nacional e, com mais frequência, em regiões com maior incidência de zika vírus, dengue e chikungunya, com peças com abordagem geral sobre o tema e outras segmentadas para cada doença. Também foram preparados cartazes e panfletos informativos para distribuição. Todos os materiais da campanha estão disponíveis na página da campanha de combate ao mosquito por meio do site do ministério (saude.gov.br/combateaedes), com outros materiais de referência na procura por outras informações sobre as arboviroses. via: folhape
Site: Guia Pernambuco