//Concurso da UPE envolve mais de 75 mil pessoas em dois turnos neste domingo

Concurso da UPE envolve mais de 75 mil pessoas em dois turnos neste domingo

Mais de 75 mil pessoas disputam 388 vagas da Universidade de Pernambuco (UPE) neste domingo, pela manhã e à tarde. Realizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), através da Comissão de Concursos (Conupe), o processo será realizado em Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina, Recife, Salgueiro e Serra Talhada. Para realizar as provas é preciso comparecer com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, em material transparente, portando o comprovante de inscrição (“cartão informativo”) e documento de identidade original.

Numa prática comum em inúmeros concursos, não é permitido o acesso aos prédios e salas de aplicação das provas portando armas ou equipamentos eletrônicos, inclusive celular, mesmo desligado e sem bateria. Segundo o edital, vale como comprovante de inscrição o canhoto de pagamento da taxa referente ao boleto bancário. Segundo o coordenador geral do concurso, Gledeston Emerenciano, na RMR o maior contingente de candidatos fará provas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro Boa Vista, Centro da Capital.

Chegaram à reportagem reclamações de pessoas que não compreendem o critério de escolha para os locais de provas em regiões distantes dos domicílios. Respondendo a esses questionamentos, Gledeston Emerenciano disse que os locais foram definidos conforme os cargos. Mas há pessoas que disputam o mesmo cargo e enquanto uma residente nas Graças fará prova no Ipsep, outra que mora em Setúbal, Boa Viagem, fará no Centro do Recife. Todos precisam se precaver porque o Sistema de Transporte Público e Passageiros (STPP) oferta muito menos ônibus em finais de semana, o que acaba impondo a opção por carros que não raramente terminam tumultuando os acessos aos locais de prova. A orientação da organização é de que se procure chegar nos locais uma hora antes da abertura dos portões.

Com uma concorrência de 194 pessoas por vaga, o concurso é para preenchimento de funções de nível médio e superior, com salários de R$ 1.157,98 a R$ 7.514,74. As vagas estão distribuídas nas unidades de educação e de saúde em Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, Petrolina, Região Metropolitana do Recife (RMR), Salgueiro e Serra Talhada, e para o complexo hospitalar da UPE.

Para o cargo de assistente técnico em gestão universitária há 222 vagas e a seleção ocorrerá em uma única etapa, denominada de avaliação de conhecimentos e habilidades, que abrange prova escrita objetiva, eliminatória e classificatória. Nos casos dos cargos de analista técnico em gestão universitária (157 vagas) e médico (nove vagas, incluindo para plantonista), o concurso terá duas etapas, a primeira de avaliação de conhecimentos e habilidades, com prova escrita objetiva, eliminatória e classificatória, e a segunda, de prova de títulos, apenas classificatória. (Via: DP)

Site: Guia Pernambuco