//Correios, educação e metrô param 24h contra reforma da Previdência

Correios, educação e metrô param 24h contra reforma da Previdência

Centrais sindicais e sindicatos de diversas categorias de Pernambuco paralisam suas atividades nesta quarta-feira (15), aderindo à mobilização nacional contrária à Reforma da Previdência, em curso pelo Governo Federal.
No Recife, pelo menos três categorias – professores, metroviários e trabalhadores dos Correios – declararam aderência ao movimento e paralisarão suas atividades por 24h, a partir da 0h da quarta até a 0h da quinta (16).
A concentração será às 9h, na praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista, com presença da Força Sindical de Pernambuco e da Central Única dos Trabalhadores.

Com a paralisação dos metroviários, decidida em assembleia da categoria, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que as linhas Centro e Sul do metrô do Recife funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. Ainda segundo a CBTU, a Linha Diesel (VLT) não terá operação. A partir da quinta (16), a circulação de trens voltará ao habitual, das 5h às 23h.

Também em assembleia, os trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos decidiram pela paralisação, suspendendo suas atividades por 24 horas em todo o Estado, seguindo o indicativo vindo da federação da categoria.

Trabalhadores em educação de Pernambuco também aderiram à mobilização contra a Reforma da Previdência. A categoria também vai à rua pelo cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. O ato foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Reforma

As categorias protestam contra as propostas da Reforma Previdenciária, entre elas, a que estabelece 65 anos como idade mínima para aposentadoria para homens e mulheres, e a exigência de contribuição por 49 anos para que o trabalhador possa receber o valor integral do salário. Alguns benefícios também poderão ser desvinculados do salário mínimo, diminuindo o valor da aposentadoria ao longo do tempo.

O projeto de reforma da Previdência tramita na Câmara sob a forma de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287. “A reforma prejudica o trabalhador. É um momento de unidade das centrais e de todos os trabalhadores que vão ser atingidos por esta reforma. Ela retira os direitos já conquistados ao longo dos anos”, explica Rinaldo Júnior, presidente da Força Sindical de PE. Via: Folha PE

Site: Guia Pernambuco