//Em cinco meses, Pernambuco notifica 1.236 bebês com suspeita de microcefalia

Em cinco meses, Pernambuco notifica 1.236 bebês com suspeita de microcefalia

No Estado de Pernambuco, já foram notificados 1.236 bebês com suspeita de microcefalia no período de 1º de agosto de 2015 a 9 de janeiro deste ano. As informações estão no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado na tarde desta terça-feira (12). Do total de casos notificados, 461 (37,3%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia, que identifica a malformação em bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros.

Ao todo, 103 casos foram confirmados com a microcefalia e 87 foram descartados, levando em consideração o resultado dos exames de imagem dos bebês.

Dos 461 casos que atendem aos parâmetros da OMS, 452 (98%) foram detectados no pós-parto e sete (1,5%) detectados intraútero (feto com microcefalia). Também foram registrados três casos de bebês natimortos e um que veio a óbito logo após o nascimento. Todos foram diagnosticados com microcefalia e estão tendo a causa dos óbitos investigadas.

Desde que a notificação de casos de gestantes com exantemas foi tornada obrigatória (2 de dezembro de 2015) até 9 de janeiro deste ano, 55 municípios do Estado notificaram 464 casos de gestantes com esse quadro clínico. Desse total, cinco apresentam ultrassom sugestivo de microcefalia. (Via: JC)

Site: Guia Pernambuco