//Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico interestadual de aves silvestres em Salgueiro, no Sertão de PE

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico interestadual de aves silvestres em Salgueiro, no Sertão de PE

No final da tarde desta terça-feira dia (31), por volta das 17:30, Policiais Militares do 8º BPM, durante a Operação Carrossel de Fogo, realizando blitz/bloqueio, na BR 116, próximo à subestação de Salgueiro, no Sertão pernambucano, interceptaram o veículo Corola, placas PJY 1310 – BA, conduzido por EDIVALDO PEREIRA SANTANA, residente no Estado da Bahia, onde, durante a realização de vistoria no veículo,  foi encontrado em seu interior, 01 (um) Revolver calibre 38, marca Amadeo Rossi, oxidado, numero de série AA 427719, com 05 (cinco) munições intactas do mesmo calibre, sem o devido registro e consequentemente sem o porte da arma.

Dando continuidade as buscas no interior do veículo, foram ainda encontradas, em torno de 140 (cento e quarenta) “Canários da Terra, (Sicalis flaveola L.), Ave da família Emberizidae, originária da América do Sul, muito procurado pelos criadores de aves em cativeiro, devido ao seu canto e também por causa de sua índole agressiva, em rinhas semelhantes às de brigas de galo.

Por ser uma espécie nativa do Brasil, é necessária uma licença do IBAMA para o transporte e criação em cativeiro. De acordo com o EDIVALDO PEREIRA, as aves, teriam como destino, um amigo residente na cidade de Araripina-PE, concretizando o tráfico de aves silvestres. Após a apreensão, o imputado foi encaminhado e apresentado no 193º Distrito Policial de Salgueiro, aonde foi autuado em flagrante pelos crimes cometidos e recolhido ao PSAL (Presídio de Salgueiro), ficando à disposição da justiça, conforme foi constado no Registro Policial de nº 160/2017. (Via: Giro Sertão)

310117aves1

Site: Guia Pernambuco