//Imóveis indígenas são desocupados no Sertão

Imóveis indígenas são desocupados no Sertão

Uma terra indígena de 8.100 hectares nas cidades de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, ocupada irregularmente há 30 anos por não indígenas foi desocupada na manhã da quinta-feira (13). Segundo a Polícia Federal (PF), que divulgou a Operação Pankararu nesta sexta-feira (14), dos 12 imóveis alvo da ação, que foi autorizada em 8 de março de 2018 pela 38ª Vara da Justiça Federal de Serra Talhada, também no Sertão, sete foram desocupados.

A imprecisão do endereço de outros dois imóveis e a presença de moradores idosos em outros três levou os oficiais de justiça a dar um novo prazo de 15 dias. Nesse tempo, os idosos e seus familiares deverão providenciar a saída de suas residências. Os terrenos deverão ser definitivamente liberados pelos posseiros em um prazo de 45 dias.

De acordo com a PF, foram registrados dois incidentes que resultaram na prisão de duas pessoas por desobediência à ordem da Justiça. Alguns ocupantes dos imóveis lançaram pedras contra policias e tentaram resistir à ação policial, inclusive com facões. Não houve registros de feridos graves e o restante da desocupação ocorreu de forma tranquila e pacífica.

Cerca de 100 policiais entre federais e militares participaram da ação, uma parceria entre Polícia Federal, Comando de Operações Táticas (COT), Grupo de Pronta Intervenção (GPI) e Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi).Via Folha d PE

Site: Guia Pernambuco