//Listão de aprovados no Sisu 2018 será divulgado nesta segunda-feira

Listão de aprovados no Sisu 2018 será divulgado nesta segunda-feira

A lista dos aprovados da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso nas universidades públicas de ensino superior, estará disponível a partir de hoje, na página do sistema www.sisualuno. mec.gov.br e das instituições participantes. De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira, havia em Pernambuco, 251.676 inscrições.

O estudante Luiz Roberto Ramos, de 18 anos, estava otimista em relação a sua nota. Ele, que quer cursar Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acredita que conseguirá entrar na faculdade que tanto sonhou.“Estava em dúvida entre ciências econômicas e psicologia, mas depois de fazer teste vocacional vi que poderia me encontrar neste último curso. A nota de corte de Psicologia na UFPE é em torno de 716 e a minha nota foi 713, então acredito que seja uma boa nota para o remanejamento”, declarou Luiz, que estudou no Colégio Equipe.

Grande expectativa também por parte do estudante Gilson Ferreira de Araújo, de 17 anos, que avaliou o cenário da concorrência e nota horas antes do encerramento das inscrições do Sisu. “Desde o primeiro ano surgiu o interesse em cursar Ciências Contábeis, mas pela minha nota acredito que não conseguiria entrar na UFPE, só na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), porque lá é diferente, é por média ponderada”, disse.

No total, foram disponibilizadas 239.601 vagas de graduações em 130 instituições do Brasil. No Estado, estão inscritas no sistema unificado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com um total de 6.952 vagas; Universidade de Pernambuco (UPE), com 1.730 vagas; e a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.880 vagas.

A Universidade do Vale São Francisco (Univasf) também disponibilizou 1.530; o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) tem 384 vagas e o Instituto Federal Sertão Pernambucano está com 310 vagas. Agora, é preciso ficar atento ao prazo das matrículas, que será de 30 de janeiro até 07 de fevereiro.

O candidato deve verificar junto à instituição em foi aprovado, qual será o local, o horário e os procedimentos para efetuar a matrícula. O mesmo período servirá para aqueles que manifestarem interesse na lista de espera. Já a convocação das demais chamadas será feita a partir do dia 09 de fevereiro.

Segundo o MEC, foram computadas 3.793.667 inscrições no País. Os dez cursos mais procurados são: medicina (225.952); direito (208.520); administração (201.805); pedagogia (178.178); educação física (132.399); enfermagem (127.654); psicologia (97.784); ciências biológicas (97.056); ciências contábeis (85.505) e veterinária (74.509).

Prouni: Os candidatos que se inscreveram no Sisu também podem fazer inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que estejam enquadrados nos critérios do programa. Caso o estudante seja selecionado nos dois programas, ele deverá optar apenas por uma das seleções, ou a bolsa do Prouni ou a vaga do Sisu. (Via: Folha PE)

Site: Guia Pernambuco