//Ônibus interestaduais mais caros a partir de 1º de julho

Ônibus interestaduais mais caros a partir de 1º de julho

Preparem o bolso. As viagens de ônibus entre estados ficarão mais caras em uma semana. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União do dia (23), a Resolução nº 5.123 que autoriza o reajuste de 9,042% das tarifas dos serviços de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros. Os novos valores entram em vigor a partir da 0h do dia 1º de julho.

CONFIRA A RESOLUÇÃO Nº 5.123

Segundo a ANTT, o reajuste foi dado para “recompor o poder aquisitivo da moeda em razão de variações inflacionárias que trazem impactos aos custos da prestação do serviço”. Com base nas regras da Resolução nº 4.770/2015, o reajuste será calculado de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e com a variação do preço do óleo diesel.

O coeficiente tarifário varia de acordo com o tipo de pavimento que o ônibus trafega e o estilo do ônibus: se tem banheiro ou não, se é executivo, leito ou semileito, por exemplo. O reajuste é válido para as linhas de ônibus com extensão igual ou superior a 75 quilômetros e não abrange os serviços suburbanos, que são feitos em trajetos menores e por ônibus com características urbanas, como mais de uma porta e catraca, por exemplo. (Via: JC Online)

 

Site: Guia Pernambuco