//Pedras foram usadas para conter vazamento em barragem no Sertão

Pedras foram usadas para conter vazamento em barragem no Sertão

Obras da estrutura da barragem contaram com colocação de rochas.  Ministro da Integração faz vistoria nesta segunda-feira (6) a Sertânia. Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional conseguiram vedar neste domingo (5) totalmente o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com as informações repassadas pelo Ministério, as obras de reforço da estrutura da barragem foram realizadas e contaram com a colocação de rochas, com mais de uma tonelada para selar o vazamento.

Medidas foram implantadas visando à mitigação dos danos causados pelo vazamento, entre elas, o cadastramento de todas as famílias afetadas pelo vazamento, com vistas a levantar os danos causados em benfeitorias, equipamentos, móveis, lavoura e criação, para definir futuras indenizações, cruzamento de dados sociais com cadastro das prefeituras e sindicatos, com vistas a ter o melhor quadro possível de eventuais afetados e danos materiais, Assistentes sociais estão na região prestando esclarecimentos às famílias atingidas.

Ministro

Nesta segunda-feira (6) o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, faz uma vistoria na obra de contenção do vazamento.  A chegada dele está prevista para ocorrer de 11h40. Na sequência ele visita cidades na Paraíba.

Obras

As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. O reservatório, que tem comprimento de 1,91 km e 14,39 metros de profundidade, possui capacidade de 2.612.000 m³. via: G1

 

Site: Guia Pernambuco