//PF apreende duas toneladas de maconha e prende três suspeitos por tráfico em PE

PF apreende duas toneladas de maconha e prende três suspeitos por tráfico em PE

A Polícia Federal em Pernambuco autuou em flagrante nesta terça-feira dia (08), por volta das 13:00, ERLANDO FERREIRA SANTOS, de 51 anos, JOSÉ NILSON DE SOUZA, de 46 anos,  e CARLOS HENRIQUE DA SILVA CASTOR, de 22 anos.

As prisões aconteceram durante investigação de rotina destinada a reprimir o tráfico interestadual de entorpecentes. Os policiais federais receberam a informação de que um suspeito estaria indo realizar uma entrega de grande quantidade de maconha nas imediações do bairro de Casa Caiada em Olinda-PE, utilizando para isso, um veículo Celta de cor preta de placas PGR-0203-Recife/PE. De posse dessas informações foram montadas várias equipes de policiais federais, as quais foram distribuídas nas localidades do bairro suspeito quando por volta das 13h, identificaram o veículo Celta indo em direção a um terreno baldio que fica localizado na Rua Poeta Manoel Bandeira, s/nº, Casa Caiada, Olinda, e atrás dele estava um veículo Gol prata de placas KHD-0350-Recife/PE, os quais foram acompanhados de perto pelos federais.

A ação teve seu desfecho final quando os policiais perceberam que o veículo Celta estacionou nas proximidades de um terreno baldio enquanto que o Gol prata entrou num galpão permaneceu por lá por alguns minutos e quando saiu tomou a direção da PE-15, sendo abordado pelos policiais federais mais à frente nas proximidades de um posto de saúde.

O veículo estava com dois ocupantes (ERLANDO e JOSÉ), os quais foram devidamente contidos e ao ser feita uma busca no interior do veículo encontrou-se grande quantidade de maconha (202Kg-duzentos e dois quilos) que estavam acomodadas no banco de trás e na mala do carro. As equipes retornaram para o galpão com o objetivo de verificar o que havia em seu interior e após o galpão ser aberto com as chaves que estavam de posse de JOSÉ, os federais encontraram dentro dele um caminhão Volkswagen branco de placas PDI-8401-Recife/PE, com algumas sacolas de cebola em cima da carroceria e empilhados em sacos plásticos, próximo à parede uma enorme quantidade de maconha (1.866t – uma tonelada e oitocentos e sessenta e seis quilos). Outra equipe de policiais federais também conseguiu prender a alguns quilômetros dali o condutor do Celta preto (CARLOS), que havia também saído daquele local e que admitiu após ser preso que ter vindo de Paratibe/PE para carregar o veículo com maconha e entregá-la para um traficante em Paulista/PE.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo sido toda a droga encontrada, os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais, onde acabaram sendo autuados pela prática do crime contido no artigo 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de drogas e associação) e caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de 5 a 25 anos de reclusão. Após a autuação, os presos realizaram Exame de Corpo de Delito no IML-Instituto de Medicina Legal, em seguida foram encaminhados para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde na data de hoje (09/11/2016) passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição da justiça estadual. Ao todo foram apreendidos 2.070t (duas toneladas e setenta quilos de maconha). Além da droga e dos veículos também foram apreendidos 03(três) aparelhos celulares, uma balança mecânica, a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) e um veículo Kombi de cor branca e placas KLI-2735 que estava no interior do galpão e foi também apreendida.

ESTATÍSTICAS DE APREENSÃO GERAL: Esta já é 27ª apreensão de drogas que a PF realiza em Pernambuco no ano de 2016. Até agora, 34 pessoas (26 homens e 8 mulheres) foram presas e apreendidos 2Kg de pasta base e 5.118Kg (cinco toneladas e cento e dezoito quilos) de maconha, 12,7Kg de crack, 16,8Kg de haxixe, 11,5Kg de Ecstasy (cerca de 30.800 (trinta mil e oitocentos comprimidos), 5Kg de fenacetina, 16,9Kg de Cocaína, 3Kg de bicarbonato de sódio e 12Kg de manitol. Em 2015 a PF conseguiu prender 34 (trinta e quatro) pessoas por tráfico de drogas, 862Kg (oitocentos e sessenta e dois quilos) de maconha,156Kg (cento e cinquenta e seis) quilos de pasta base de cocaína, 28Kg (vinte e oito) quilos de crack e 614Kg (seiscentos e quatorze) quilos de cocaína pura;

ESTATÍSTICAS DE APREENSÃO AEROPORTO: Já houve onze apreensões realizada no Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freyre no ano de 2016 com 11 pessoas presas (8 homens e 3 mulheres) e apreensão de 16.3Kg de haxixe, 13.7Kg de cocaína, 11.5Kg de Ecstasy (cerca de 30.800 (trinta mil e oitocentos comprimidos) e 56 aparelhos celulares Iphone7. Em 2015 houve apenas uma apreensão de drogas no Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freyre com duas pessoas presas (2 mulheres) com 10,6Kg de cocaína. via: O Povo com a Notícia

Site: Guia Pernambuco