//PF em Salgueiro realiza a prisão de um dos maiores estelionatários de Santa Catarina

PF em Salgueiro realiza a prisão de um dos maiores estelionatários de Santa Catarina

A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, no Sertão pernambucano, realizou nesta última semana, a prisão de um dos maiores estelionatários de Santa Catarina. A prisão ocorreu em virtude de informações repassadas pela Polícia Federal de Santa Catarina dando conta de que um dos maiores estelionatários daquele estado estaria atuando no Nordeste através de uma rede laranjas para aplicar golpes através de saques fraudulentos do FGTS e através de cartões clonados com o objetivo de obter indevidamente valores expressivos em agências da Caixa Econômica Federal e INSS.

De posse dessas informações e tendo conhecimento de que eles estariam tentando aplicar mais um golpe junto à CEF de Ouricuri, foram montadas equipes de policiais federais os quais se dirigiram para a respectiva cidade com o objetivo de identificar e prender os possíveis suspeitos. A ação teve desfecho final quando ao fazer uma vigilância perto da agência bancária, os policiais perceberam a chegada de um veículo volkswagen Golf de cor branca e placas FSH O362-Juazeiro/BA com dois ocupantes, os quais foram abordados de forma rápida e eficaz onde após uma busca pessoal e identificação constatou-se que era ADEMIR COSTA, (possui extensa ficha criminal) vulgo, “Beto ou Betinho”, natural de Moreira Sales/PR, de 52 anos, autônomo e residente em Camboriú/SC, juntamente com JOSÉ CARLOS SPINOZA NASCIMENTO, (não possui antecedentes criminais) natural de Salvador/BA, de 35 anos, comerciante e residente no Bairro Canabrava/BA. No momento da abordagem o preso identificou-se como Cláudio Silva e depois disse ser José Carlos – por isso foi identificado criminalmente a fim de que possa ser confirmada sua verdadeira identidade.

ADEMIR COSTA possui contra si um mandado de prisão preventiva expedida pela 5ª Vara Criminal de Blumenau/SC, já foi preso inúmeras vezes por estelionato, inclusive dentro da Operação Falcatrua, desencadeada pela Delegacia de Polícia Federal em Itajaí no ano de 2012. O estelionatário estava em liberdade provisória e recentemente foi condenado a 48 anos de prisão em regime fechado. Desde então, ele era considerado foragido da justiça.  Assim como em Santa Catarina, há suspeita que ele também tenha montado uma rede de laranjas para aplicação de golpes junto à Caixa Econômica Federal e INSS onde já havia retirado cerca de R$ 215 mil reais de contas do FGTS.

Há também informações que apontam que a quadrilha também já estava se preparando para na próxima terça-feira, 02/05 sacar R$ 353 mil reais de uma conta de FGTS. A CEF continua realizando levantamentos para identificar se Beto está ligado a outras fraudes na região principalmente nas agências de Ouricuri, Garanhuns, Arcoverde e Pesqueira.

JOSÉ CARLOS, foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso, cujas penas variam de 2 a 6 anos de reclusão em virtude de estar com duas carteiras de identidades com sua foto e nomes possivelmente falsos em nome de Cláudio Silva da Assunção e José Carlos Spinoza Nascimento. Após o término dos procedimentos de polícia judiciária, ADEMIR e JOSÉ foram levados para fazer exame de corpo de delito e em seguida foram conduzidos para a Cadeia Pública de Salgueiro/PE onde ficarão à disposição da Justiça. (Via: Blog do Adielson Galvão)

Site: Guia Pernambuco