//Prazo para circular com documento de carro de 2015 está chegando ao fim

Prazo para circular com documento de carro de 2015 está chegando ao fim

Motoristas de veículos com placas terminadas em 1,2,3 e 4 têm até dia 30.

Quem circular com CRLV irregularmente leva multa e perde 7 pontos na CNH.

Os motoristas de Pernambuco devem ficar atentos.  O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Charles Ribeiro, alerta que está chegando ao fim o prazo para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) de 2015. Condutores de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 terão até o dia 30 deste mês para providenciar a nova documentação.

Os motoristas de veículos com placas terminadas em 5, 6 e 7 têm até 29 de julho. Os condutores de carros e motos com emplacamentos finalizados em 8,9 e 0 devem providenciar a nova documentação até é 30 de agosto.  Enquanto o CRLV 2015 estiver no prazo de validade, os condutores podem circular, sem necessidade de apresentar comprovante da quitação dos débitos, conforme  a Resolução 205/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Quem circular com o documento 2015 fora do prazo estabelecido acima estará sob pena de ter o veículo retido e removido para o depósito do Detran-PE, até a apresentação do CRLV 2016.  Também poderá ter que pagar multa no valor de R$ 191,54, além das taxas para a liberação. O condutor acumulará sete pontos na carteira.

E o Detran-PE faz novo alerta:  o CRLV 2016 só será emitido depois que o proprietário do veículo quitar todas as taxas que compõem o Licenciamento 2016. São elas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).

A entrega do CRLV será feita de duas formas: via Correios, para quem optou por pagar a taxa de postagem de documentos, no valor de R$ 15,77.  Quem optou por não pagar a taxa de postagem de documentos precisará agendar atendimento para emissão do documento no site www.detran.pe.gov.br, onde escolhe o lugar para receber o certificado de 2016, depois de quitar as demais taxas que compõem o licenciamento.

É possível ao cidadão que optou por pagar a taxa de postagem rastrear o envio do CRLV 2016, depois de sua devida emissão, por meio do site do Detran. Para isso, deve digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal do site. Depois disso, o cidadão clica no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV. Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo.

Importante: Quem agendar a emissão do CRLV no site do Detran-PE, não receberá ele em casa.  Não é possível pegar o documento no Departamento de Trânsito sem agendar a emissão do CRLV.E ainda: quem pagar a taxa de postagem não deve agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN-PE.

Os proprietários dos veículos registrados fora do Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão deverão solicitar o documento nas Circunscrições de Especiais de Trânsito (Ciretrans) e demais pontos de atendimentos. Isso pode ser feito após cinco dias, contados após a quitação dos débitos que compõem o Licenciamento. (Via: G1 PE)

 

Site: Guia Pernambuco