//Prefeito de Cel. João Sá confirma rompimento de barragem e contabiliza mais de 500 desabrigados: “Foram muitos estragos”

Prefeito de Cel. João Sá confirma rompimento de barragem e contabiliza mais de 500 desabrigados: “Foram muitos estragos”

O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, confirmou que a barragem localizada em Quati, povoado da cidade de Pedro Alexandre, na Bahia, se rompeu. Segundo ele, esta é a maior barragem da região e, com o rompimento dela, o município de Coronel Sá foi o mais atingido. “A Defesa Civil ainda não me deu um parecer técnico, mas houve sim o rompimento. A água que atingiu a cidade derrubou casas, muros. Foram muitos estragos”, afirmou ao BNews, na manhã desta sexta-feira (12).Ainda segundo o prefeito, há cerca de 500 desabrigados. Cerca de 40% da área urbana da cidade, que tem 17 mil habitantes, está submersa. Não há registro de feridos e vítimas, segundo informações da Defesa Civil local. “Alguns tiveram ferimentos superficiais, mas nenhuma informação sobre mortos ou desaparecidos”, informou. A correnteza que se formou após o rompimento arrastou animais e “ainda não há detalhes sobre os estragos nos pastos e fazendas da região”.A prefeitura de Coronel João Sá decretou estado de emergência. De acordo com o prefeito, a reestrturação da cidade deve levar alguns meses. “Caíram escolas e pontes. Agora a água está baixando mais. Mas, estragou tudo”, lamentou.A barragem do Quati, em Pedro Alexandre (a 435 km de Salvador), transbordou por volta de 11h de quinta (11) após fortes chuvas que atingiram a cidade, que fica na divisa entre Bahia e Sergipe.Em Pedro Alexandre, foram atingidas apenas três casas nas proximidades da barragem. As famílias já foram retiradas do local. Os dois acessos viários para a barragem foram tomados pela água.A barragem foi construída pelo Governo da Bahia em 2000 e era mantida pela Associação de Moradores da Comunidade de Quati. Sua fiscalização era de responsabilidade do Inema, órgão ambiental do estado.Por meio de nota, o Governo da Bahia informou que a barragem transbordou, mas não chegou a romper. Horas antes, contudo, o próprio governo, por meio do seu diretor de Defesa Civil, informou que uma parte da barragem havia rompido.O ministério do Desenvolvimento Regional informou que acompanha a situação e vai designar técnicos para monitorar os trabalhos e auxiliar equipes locais. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Defesa Civil já está tomando providências e que o Planalto está à disposição dos municípios atingidos caso precisem de ajuda federal.Via: O Povo com a Notícia

Site:Guia Pernambuco