//Primeira morte de feto por chikungunya

Primeira morte de feto por chikungunya

Bebê do sexo masculino, que não apresentou sinais de malformação, tinha 38 semanas quando o óbito foi verificado Caso deixou as autoridades em alerta sobre os riscos da arbovirose também para a gestação

O Recife registra a primeira morte fetal por chikungunya. O bebê do sexo masculino tinha 38 semanas quando foi verificado o óbito intraútero. Aparentemente, o feto não tinha sinais de malformação. No último trimestre da gestação, a mãe apresentou febre, dores articulares e manchas na pele e foi hospitalizada. Três dias depois dos sintomas foi diagnosticado que ele  estava sem vida.A mulher de 30 anos é moradora do Arruda e teve confirmada a sorologia para a doença. O caso deixou em alerta as autoridades de saúde sobre os riscos da chikungunya também para a gestação. Na Capital, foram confirmadas 14 mortes por chikungunya, três por dengue e duas de coinfecção dengue e chikungunya.

A morte do feto ocorreu em fevereiro, mas o caso só foi divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde, depois que o Instituto Evandro Chagas, no Pará, confirmou a presença do vírus no corpo do feto. “Esse caso acende um alerta quanto à preocupação da gestante no que diz respeito também à chikungunya. Ainda que a gente não tenha identificado que o vírus possa causar malformações em bebês, assim como zika, a chikungunya apesar de não ter conhecido tropismo neural de forma que traga dano neurológico para o feto, tem o risco de óbito”, destacou a secretária executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte.

Estudos realizados no Brasil e publicados pelo Ministério da Saúde já indicavam o risco de abortamento espontâneo, em relatos raros, mas não há precisão de até quantos meses de gestação o vírus representa risco de morte ao feto, quanto o patógeno tem transmissão via placenta.

Outra pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal da Bahia neste ano verificou que bebês infectados por chikungunya intraútero ou na hora do parto podem nascer com problemas de saúde grave e levar à morte da criança.

O Recife não tem confirmações de recém-nascidos mortos por chikungunya, mas investiga o caso de um menino de um mês que morreu com suspeita da arbovirose, na Campina do Barreto, em Abril. Cristiane Penaforte lamentou o caso e disse que, por enquanto, as medidas de prevenção da chikungunya em grávidas são as mesmas para o zika. “A gestante deve aderir ao pré-natal, utilizar roupas que mantenham o corpo mais coberto, dar preferência a lugares refrigerados ou ventilados.”

O boletim de mortes por arboviroses no Recife também destacou outros detalhes. A maioria das vítimas são mulheres. Dos 91 óbitos investigados até o momento (seja por dengue ou chikungunya), 19 foram confirmados, sendo 11 do sexo feminino. via: folha pe

Site: Guia Pernambuco