//Provas do Sistema Seriado da UPE desafiam alunos a partir desta segunda

Provas do Sistema Seriado da UPE desafiam alunos a partir desta segunda

Os estudantes do 1° e 2º anos do Ensino Médio inscritos no Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) realizarão provas nesta segunda-feira (09) e na terça-feira (10). Os testes de vestibular da primeira e segunda etapas ocorrerão nos turnos da manhã e tarde, respectivamente. Ao todo, 19.387 candidatos se inscreveram no SSA1 e 14.434 se cadastraram no SSA2.

Os alunos do 1º ano farão as provas das 8h15 às 12h15. Os portões vão fechar às 8h. Os estudantes do SSA2 realizarão os testes no à tarde, das 14h15 às 18h15. Os portões serão fechados às 14h.

A liberação de provas e gabaritos ocorrerá após as 14h para o SSA 1 e após as 19h para o SSA 2. Esses horários foram definidos por causa da aplicação de provas com candidatos especiais. A orientação é chegar no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de se atrasar.

Os candidatos devem apresentar o cartão de inscrição, a carteira de identidade original ou outro documento que possua foto e assinatura recentes. É preciso também levar caneta esferográfica azul ou preta. A comissão da UPE não se responsabilizará por aquele que faltar aos testes por desconhecer o local de sua realização.

No primeiro dia, os candidatos da 1ª e 2ª fases do SSA responderão a 44 questões, distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e filosofia. No segundo dia, os candidatos da 1ª e 2ª fases responderão a 46 questões de biologia, química, história, geografia e sociologia.

Os estudantes terão quatro horas para fazer as provas e poderão sair das salas após três horas de início dos testes. O desempenho individual dos estudantes será divulgado até o dia 17 de março de 2017.

No sistema seriado, o estudante realiza provas apenas de acordo com o conteúdo aprendido na série do Ensino Médio em que estuda. O candidato pode optar por fazer testes, desde o primeiro ano. Depois da realização das três provas, é feita uma média com os resultados de cada ano e as vagas são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos.

Casos especiais : Até sexta-feira (06), 54 candidatos tinham se cadastrado para fazer provas como portadores de necessidades especiais. Eles realizarão os testes no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE).

Além desses, há três casos especiais: há um estudante com catapora e outro com caxumba que farão prova no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc), três estudantes que farão prova em suas residências (um por traumatismo ortopédico, outro pós-cirurgia com dificuldade de locomoção e um terceiro que se recupera de um AVC). Além destes, um aluno realizará testes no Hospital Português por causa de tratamento para leucemia.

Todos os aplicadores de provas e auxiliares de aplicadores de provas, para esses candidatos, são profissionais especializados e que possuem formação para atender a necessidades deles. (G1 Petrolina – Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Site: Guia Pernambuco